Doenças de Traqueia

Estenose de Traqueia

A estenose é a obstrução (fechamento) da traqueia por processo inflamatório, infeccioso ou tumoral. A maior parte dos casos são estenoses benignas (inflamatórias)

Causas
A principal causa de estenose de traqueia é intubação prolongada, por exemplo paciente que ficam muitos dias respirando por aparelhos (traumatismo craniano grave, pneumonias)

Sintomas

  • Dificuldade para respirar (principalmente para inspirar);
  • Tosse;
  • Falta de ar e cansaço progressivo;
  • Cianose (extremidades pálidas e arroxeadas).

Tratamento
O tratamento depende da causa mas na maioria dos casos requer alguma intervenção cirúrgica como dilatação por broncoscopia (flexível ou rígida) ou ressecções da traqueia para refazer o canal.

Alguns pacientes tem doença muito extensa na traqueia ou tem doença subjacente muito grave (sequelas neurológicas). Nesses casos podemos deixar o paciente com traqueostomia a fim de facilitar a respiração, muitas vezes de forma definitiva.

Traqueíte ou Infecções Traqueais

É a inflamação da traqueia.

Causas
Na maioria dos casos, a traqueíte tem origem viral e surge a partir de uma infecção como bronquite, laringite e rinofaringite. A doença também pode ser provocada por uma bactéria, quadros de rinite e sinusite ou fatores ambientais como a poluição urbana e doméstica, alergias, tabagismo ativo e passivo ou inalação de fumaça.

Por outro lado, a traqueíte crônica ou persistente surge associada a outro problema, como sífilis e tuberculose, pela presença de um tumor ou como consequência de um traumatismo (intubação ou traqueostomia).

Sintomas
O principal sintoma da traqueíte é a tosse seca – e às vezes dolorosa. Dependendo da causa da doença, também é possível observar coriza e febre. A traqueíte pode ser acompanhada de dificuldades para respirar, distúrbios do sono e rouquidão.

Tratamento
A base do tratamento é tirar a inflamação e utilizar antibióticos nos casos de doença bacteriana., Para os casos de doença viral o tratamento é somente sintomático pois a doença tende a resolver de forma espontânea.

Traqueomalácia

É uma frouxidão da traquéia e brônquios que podem cursar com sintomas obstrutivo da via área e causar sintomas

Causas
As principais causas são doenças obstrutivas das vias aéreas inferiores como ventilação mecânica prolongada, enfisema pulmonar grave ou obstruções por tumor benigno ou maligno. Existem algumas doenças hereditárias que cursam com traqueomalácia por exemplo Síndrome de Mounier-Khun que cursa com aumento do diâmetro da traqueia.

Sintomas
Os principais sintomas são cansaço, falta de ar, tosse e dificuldade para inspirar muitas vezes.

Tratamento
O tratamento dependendo do caso requer cirurgia, traqueostomia definitiva e até respirar por aparelhos nos casos mais graves.

Câncer de Traquéia

Os tumores na traqueia são raros. Podem ser benignos ou malignos e primários ou secundários. Entre os primários, os mais comuns são o carcinoma epidermóide; o carcinoma adenoide cístico e o carcinóide. Já os secundários, em sua maioria, são metástases ou invasão direta de tumores próximos à traqueia, como pulmão e esôfago.

Causas
A maioria dos tumores de traquéia são relacionados ao tabagismo em especial de longa data, além de historia familiar de câncer.

Sintomas

  • Tosses;
  • Chiado (estridor ao inspirar, principalmente);
  • Sangue no catarro;
  • Infecções respiratórias de repetição.

 Tratamento
Ao ser suspeitado de tumor na traquéia é necessário realizar uma endoscopia respiratória  broncoscopia) para avaliar a lesão e realizar biópsia. A maioria dos casos requer algum tratamento cirúrgico, seja endoscópico ou ressecção de parte da traquéia.

Fístula Traqueoesofágica

Consiste em uma comunicação anormal entre a traqueia e o esôfago. Esta condição provoca a entrada de alimentos e líquidos do esôfago para a traqueia e desta para os brônquios e pulmões, provocando o afogamento durante a ingestão de líquidos e de alimentos, causando pneumonias de repetição e as vezes muito graves. A condição pode ser adquirida (após intubação prolongada ou cirurgias cervicais) ou congênita, sendo a primeira muito mais frequente.

Causas
A causa mais comum é a intubação (em UTI) por um longo período causando lesão da parede da traquéia que erosa e então se comunica com o esôfago posteriormente. Outras causas são perfuração por corpo estranho (espinhos de peixe, ossos) ou câncer de esôfago em seu estágio mais avançado localmente.

Sintomas

– sensação de afogamento ou engasgo com a própria saliva ou com alimentos;

– Tosse crônica em especial logo após a deglutição;

– regurgitação de conteúdo alimentar, normalmente após crise de tosse.

 Tratamento
O tratamento normalmente consiste em Intervenção cirúrgica para desfazer a comunicação e fechar separadamente cada um dos órgãos. A cirurgia pode requerer retirada de parte da traquéia algumas vezes e pode ser realizada pela pescoço ou pelo tórax, dependendo da altura da comunicação.

Paciente muito doentes por câncer e que não toleram cirurgia podem realizar procedimento endoscópico com colocação de órteses de traquéia ou esôfago (tubos ou stent) para tentar bloquear a passagem do alimento.

Traqueostomia

A traqueostomia é um procedimento cirúrgico por meio do qual se cria um orifício no pescoço que dá acesso à traqueia permitindo que o paciente respire normalmente ou por ajuda de aparelhos sem passagem do ar pela boca e garganta.

Indicação:

Ventilação mecânica prolongada (mais que 7 dias na UTI);

– Obstrução da via aérea por trauma de face ou pescoço;

– Dificuldade de limpeza da via aérea em pacientes respirando por aparelhos;

– Obstrução da via aérea superior por tumor de cabeça e pescoço (tumor de laringe);

– Paralisia de pregas vocais com dificuldade de respiração.

hiperidrose passo fundo doenças de traqueia passo fundo, doutor em passo fundo, médico, Passo Fundo RS, médico e pectus passo fundo

médico em Passo Fundo, doutor passo fundo, doenças de traqueia passo fundo,

médico em passo fundo, hiperidrose passo fundo e região, doenças de traqueia passo fundo em passo fundo, médico médico doutor pectus passo fundo, hiperidrose em passo fundo rs, médico, para passo fundo e região, médico para passo fundo e região pectuspectus passo fundo de médico em passo fundo, hiperidrose passo fundo e região, doenças de traqueia passo fundo em passo fundo, médico médico doutor pectus passo fundo, hiperidrose em passo fundo rs, médico,para passo fundo e região, médico para passo fundo e região pectuspectus passo fundo de médico em passo fundo, hiperidrose passo fundo e região, doenças de traqueia passo fundo em passo fundo, médico médico doutor pectus passo fundo, hiperidrose em passo fundo rs, médico, para passo fundo e região, médico para passo fundo e região pectuspectus passo fundo de médico em passo fundo, hiperidrose passo fundo e região, doenças de traqueia passo fundo em passo fundo, médico médico doutor pectus passo fundo, hiperidrose em passo fundo rs, médico, para passo fundo e região, médico para passo fundo e região pectuspectus passo fundo de médico em passo fundo, hiperidrose passo fundo e região, doenças de traqueia passo fundo em passo fundo, médico médico doutor pectus passo fundo, hiperidrose em passo fundo rs, médico, para passo fundo e região,médico para passo fundo e região pectuspectus passo fundo de médico em passo fundo, hiperidrose passo fundo e região, criação de sites em passo fundo, médico médico doutor pectus passo fundo, hiperidrose em passo fundo rs, médico, para passo fundo e região, médico para passo fundo e região

pectuspectus passo fundo de médico em Passo Fundo

pectuspectus passo fundo de médico em Passo Fundo